quarta-feira, 9 de abril de 2014

DIY: PALETTE DE BATONS

Eu sei que isso não deve ser o "problema"de todo mundo, mas achei válido compartilhar.
Eu vivo para baixo e para cima, maquiando as pessoas, viajo para outras cidades etc e é uma tranqueira gigante de produto que tenho que carregar (sem falar no peso).
Eu estava querendo faz tempo depotar meus batons, mas ai vocês me perguntam, que diabos é depotar?
Nada mais é do que retirar uma pequena quantidade de batons e colocar em uma palette, que pode ser específica para isso ou pode ser "tabajara"como a minha.

Faz tempo que ando querendo fazer isso,  por ser menos uma necessaire para carregar, para ficar tudo num único lugar (ou pelo menos a maioria) e por eu ter a sensação de que vou acabar perdendo um batom de tanto carregar por ai, então esta semana (segunda, 07) resolvi por minha ideia em prática.
Como por aqui é difícil demais achar uma palette/estojo para depotar batons, eu resolvi fazer a minha de uma palette de sombras que nunca usava.

Primeiro, você vai precisar de uma palette vazia (para quem poucos batons, pode ser até porta remédio).
Como disse, eu pequei uma palette de sombras que nunca usava e raspei as cores com uma espátula, para deixar os espaços vazios. Depois de raspar, eu lavei com ajuda de uma escovinha, para ter certeza de que não tinha ficado nada de sombra presa, depois sequei com papel toalha, e ficou assim:

Os pontinhos coloridos são manchas que as cores deixaram no metal.
Depois de arrumar onde depotar seus batons, é bom tentar organizar por cores, eu digo tentar, porque muitos batons na bala tem uma cor e nos lábios outra, então pode dar diferença no tom, mas eu me guiei pela cor na pele, não na bala.


Para ajudar peque um papel e caneta para anotar o nome/número e marca dos batons na ordem em que vai formar sua palette customizada.

Eu comecei pelos nudes, depois rosas, violetas/roxos, laranjas, vermelhos etc...

Depois de organizar, você vai precisar de uma faquinha afiada (eu acho melhor que usar a espátula), uma colher, uma vela, e papel toalha.
Peque o batom e deixe um pedacinho para o lado de fora da embalagem, quase a largura de um dedo (depende de onde vai realocar seus batons), corte rente a embalagem com a faca e coloque a pontinha do batom que cortou na colher, e leve a colher para a chama da vela (cuidado para não se queimar ou pôr fogo na casa), para que derreta o produto, mas não deixe a colher junto demais da chama, você vai querer que seu batom derreta com o calor, não diretamente com a chama, para ele não ferver, se borbulhar, a fervura pode alterar a química existente, e você não vai querer isso.
Com o produto derretido, cuidadosamente você vai despejar o batom líquido no compartimento vazio da palette.
É importante limpar a colher a cada batom derretido, você não vai querer que a cor de um interfira na cor do outro, para isso o papel toalha.

Vocês podem fazer isso derretendo o batom ou amassando a cor nos compartimentos, eu prefiro derreter, porque amassando fica tudo muito sujo e melecado e eu não ia conseguir aguentar isso (cada um com suas manias).

Eu deixei estrategicamente 3 compartimentos vazios, porque eu estou esperando receber os batons que vão preencher estes espaços. Fica praticamente perfeitinho, no compartimento que ficou falhado, o batom já estava no fim e não conseguiu preencher todo o buraquinho. E como o batom foi derretido no calor, não na chama, as cores secam super rápido.
E para quem possa querer saber, não, esse processo não modifica a cor, nem o cheiro e nem a química (isso se você não deixar o batom ferver, ai já não me responsabilizo).

E se você for chata como eu e gosta de tudo direitinho, faça uma "planilha" com o número do lugar que as cores ocupam, com o nome/número da cor e marca. Assim fica mais fácil saber qual é qual.
Para mim vai ajudar bastante esta palette customizada, porque confesso que eu quase nunca usava algumas cores, assim será mais fácil porque tenho a maioria dos meus batons em um único lugar.
Só deu dó de cortar elezinhos, ai meu coração!

Eu fiz assim, mas aqui vai algumas ideias para quem quiser ter sua paletinha caseira!

 Porta comprimidos

Cores amassadas nos compartimentos

E ai, o que acharam?

3 comentários:

Roberta disse...

Uau Régia, amei a dica, fica super prático pra carregar qdo precisar fazer as makes fora do estúdio. E fica mesmo bem organizado. CURTI o/
beijão

Cih disse...

Olá Régia, adorei a dica de colocar os batons na paleta, o duro é ter uma paleta totalmente vazia aqui rs
Beijos

Ilmara Almeida disse...

Vou passar essa dica pra minha maquiadora. Eu não tenho maquiagem, na verdade o essencial, corretivo, base, pó, batom, lápis e delineador auhsuaha

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...